O desastre nuclear de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, e até hoje, o local e seus arredores são inabitáveis. Trata-se de uma catástrofe nuclear sem precedentes, a qual serviu de inspiração para a franquia STALKER, por exemplo.

Chernobylite será outro jogo ambientado na Zona de Exclusão de Chernobyl. O jogo será lançado, pelo que tudo indica (suposição minha após ler o press release relacionado) ainda em 2019, inicialmente para PC através do Steam. Mas também são mencionadas versões para consoles pela desenvolvedora, a The Farm 51, responsável, por exemplo, por World War 3 e Get Even. Infelizmente não foram dados mais detalhes a respeito da data de lançamento.

Em Chernobylite, o jogador terá de lidar com um ambiente onde a radiação, a contaminação, continuam crescendo, justamente devido à atuação de uma misteriosa substância que surgiu como resultado da explosão, a qual chama-se chernobylite (o nome do próprio game, portanto).

Chernobylite

É mencionado pela desenvolvedora que o jogo, desenvolvido na Unreal Engine 4, utilizará escaneamentos em 3D da Zona de Exclusão, além de estar em desenvolvimento há mais de 5 anos. O jogo será uma mistura entre survival horror e ficção científica, e seu primeiro trailer, o qual segue abaixo, é verdadeiramente perturbador.

O jogador entrará na pele de um físico que trabalhava em Chernobyl, e que retorna ao local 30 anos após o acidente, para resolver pendências do passado. Na verdade, ele deseja descobrir o que houve com sua namorada, bem como os misteriosos acontecimentos que envolveram o seu desaparecimento (como se o horror da catástrofe nuclear em si já não fosse o suficiente).

Em Chernobylite, devido à atuação da radiação, criaturas e acontecimentos misteriosos serão frequentes, e ainda existirão pessoas vivendo no local, vale ressaltar.

Segundo a The Farm 51, o jogo permitirá a livre exploração do local, além de conter elementos de crafting e narrativa não linear. Além disso, será possível lutar contra os habitantes do local ou com eles se aliar, a fim de desvendar os mistérios que cercarão o protagonista.

Chernobylite

O sobrenatural, vale mencionar mais uma vez, rondará o protagonista com enorme frequência, e eu fico aqui pensando, após ver o trailer, no tipo de horror que seremos capazes de observar na Chernobyl retratada em Chernobylite, uma vez que o local por si só já é bastante isolado e soturno, além de ter se transformado em uma espécie de cidade fantasma.

O jogador, na pele do protagonista, um físico que trabalhou na usina nuclear, será capaz de construir e modificar equipamentos e armamentos, e para tanto poderá fazer uso de seus conhecimentos em física e química.

Eis aí mais um jogo que parece bastante promissor. Mais um título que, como o vindouro Metro Exodus (já está chegando: o lançamento acontecerá durante a semana que vem), nos colocará em contato com horrores provocados pela radiação e/ou pelas consequências da (má) ação humana.

Enquanto isso, fique com o perturbador trailer de anúncio de Chernobylite:

Pin It on Pinterest